É sustentável comprar um móvel de madeira? Saiba o material mais adequado para mobiliar sua casa!

Existe hoje uma grande tendência pelo uso responsável dos recursos naturais, a sustentabilidade não é mais um extra: tornou-se indispensável. No caso do mobiliário não é diferente. Mas você já se questionou se a fabricação de móveis respeita o meio-ambiente?

Para se obter madeira é preciso cortar árvores. Outros materiais, como o alumínio, o aço e o concreto não precisam cortar árvores para serem produzidos. Mas isso significa que são sustentáveis?

Um dos indicadores mais utilizados para medir a sustentabilidade de um material é a emissão de CO2 durante sua produção. O alumínio por exemplo emite cerca de 9,3 kg de CO2 para cada kg produzido, além disso é um material leve, não enferruja e é reciclável. Já o aço emite muito menos CO2, cerca de 1,24kg por kg. E o concreto? São apenas 0,16kg emitidos por kg de concreto fabricado, mas poucos móveis seriam práticos de se fazer em concreto.

Mas e a madeira, emite quanto CO2? Como todos sabemos, as plantas crescem ao realizar a fotossíntese, absorvendo CO2 que é transformado em oxigênio e glicose. A glicose é então transformada em celulose, o principal componente da madeira. Assim, cada kg de madeira representa 1,7kg de CO2 absorvido da atmosfera. Isso mesmo! A madeira não apenas não emite gás carbônico como o sequestra! Mesmo após o beneficiamento e transporte, cada kg de madeira ainda é responsável por sequestrar cerca de 1kg de CO2.

Existe outro indicador muito utilizado quando nos referimos à sustentabilidade: a energia incorporada. Basicamente é a quantidade de energia utilizada para sua produção. Para uma tonelada de madeira são gastos 700kWh, para 1ton de aço 11.600kWh e para 1ton de alumínio impressionantes 33.700kWh. Para produzir a mesma quantidade de alumínio é preciso gastar 50 vezes mais energia!

É preciso lembrar que esses dados são obtidos de florestas plantadas, também conhecidas como reflorestamentos.

A maioria dos móveis hoje são feitos de MDF, que usa 100% de madeira de reflorestamentos certificados. Para a fabricação de MDF é utilizada exclusivamente madeira de pinus ou eucalipto, espécies de rápido crescimento – de 6 a 12 anos – que se comparado à vida útil de um móvel que pode passar de 100 anos é muito pouco. Todo o processo de produção do MDF também é muito eficiente, ou seja, tem um baixo índice de perdas e correto processamento de resíduos.

Podemos utilizar também madeira maciça e lâminas naturais. Neste caso, por se tratarem de madeiras oriundas de florestas naturais, devemos considerar sua procedência. O ideal é adquirir materiais provenientes de manejos florestais ou de outras fontes certificadas como sustentáveis.

O pinus e o eucalipto, citados anteriormente, também são utilizados como madeira maciça, em estruturas, painéis, mesas, bancos. Nestes casos são tratados em autoclaves para aumentarem sua resistência a fungos e insetos.

Outro tipo de madeira muito requisitado é o das madeiras de reuso, as famosas madeiras de demolição. Madeiras nobres, provenientes de casas, galpões e outras construções antigas, que resistem ao tempo devido a sua excelente qualidade. Algumas das madeiras mais conhecidas de reuso são a peroba, a imbuia e o jatobá.

E então, já decidiu qual material irá utilizar para mobiliar sua casa?

Na Wolf Marcenaria trabalhamos com todos os tipos de madeira, desde o MDF até madeiras maciças e lâminas naturais nos mais variados acabamentos. Tudo feito de maneira a melhor aproveitar cada material e dar a eles a maior durabilidade, outro fator essencial quando se discute sustentabilidade!

Fontes:
http://www.remade.com.br/br/revistadamadeira_materia.php?num=1640&subject=Melhoramento%20Gen%E9tico&title=Reflorestamento%20e%20melhoramento%20gen%E9tico
http://estruturasdemadeira.blogspot.com/2016/04/a-madeira-e-energia-incorporada.html
http://www.kaltimber.com/blog/2017/6/19/how-much-co2-is-stored-in-1-kg-of-wood
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT328774-1719,00.html